publicada em 20/12/2011 às 21:03
Mais um desafio ambiental em Barreiras
Texto e fotos: Cheilla Gobi – cheilla@falabarreiras.com
O projeto “Desafio Ambiental” implementado pelas unidades dos Correios na Bahia, recebeu nesta segunda-feira, 19, um total de 3.200 mudas de plantas frutíferas, somente para o município de Barreiras e cerca de 120 foram plantadas durante toda a manhã no Bairro Vila Brasil e aproximadamente 600 plantas foram entregues para a população de outros bairros.
A doação das mudas partiu do professor de filososfia e fundador da Associação Cultural e Socioambiental Velho Chico – ACSVC, Welligton Magalhães, que trabalha em amparo do Velho Chico desde 2006, logo quando soube da greve de fome do bispo dom Luiz Cappio em defesa do São Francisco. E durante todo o ano são recolhidos resíduos sólidos que são geradores de recursos e valores procedentes da reciclagem e que são destinados à manutenção das atividades de caráter sócio ambiental da ACSVC. O plantio acontece sempre no final de ano e Barreiras foi contemplada.
O projeto dos Correios tem como objetivo geral envolver a Empresa, principalmente os seus colaboradores e também toda a comunidade em uma ação socioambiental de interesse coletivo. E nesta segunda a ação contou com a colaboração do Professor e doador das mudas, Welligton, do coordenador estadual do Projeto Desafio Ambiental dos Correios, Wladir de Almeida, do coordenador regional, Acássio Rivelino, do engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR, Carlos Magalhães, de estudantes universitários de engenharia, do gerente da agência Barreiras dos Correios, Valdo Roque e demais funcionários. Participaram também, os moradores do bairro contemplado com as mudas.
“É muito bom presenciar momentos como este, onde nos deparamos com diversas áreas de saberes, todos reunidos com um só objetivo: a intervenção ambiental. Portanto, o principal motivo é a construção do elo de amor com a natureza,” disse o coordenador estadual do projeto Desafio Ambiental, Wladir.
Para o morador do Conjunto Habitacional Rio Grande, Agademar Gomes de Sá, é uma atitude louvável, mas segundo ele, a preocupação é no futuro com a falta de consciência dos moradores de não cuidar das plantas.
O projeto teve apoio da Prefeitura Municipal de Barreiras, através da Secretaria de Meio Ambiente. “Estamos de braços abertos para apoiar projetos como este, e vale ressaltar que este projeto vem de encontro com os que nós estamos realizando, trabalhos de conscientização ambiental”, disse o engenheiro agrônomo da SEMATUR, Carlos Magalhães.
Algumas mudas ficarão expostas no viveiro da prefeitura localizado no parque de exposições, quem tiver interesse, pode ir até o local e adquirir a sua muda.