sexta-feira, 3 de junho de 2011

Artigo para o Jornal da Arquidiocese junho 2011(Viva 5 de Junho- Dia Mundial do Meio Ambiente)

APRENDENDO COM A NATUREZA

Bendito seja o coração que possui esperança!
Suas ações evangelizam!

As datas comemorativas foram criadas para inspirar, lembrar bravuras, valores, alicerces de uma cultura. Na comemoração está implícita toda uma história que deverá tornar latente, no coração, sentimentos e ações importantes para um povo.
A implantação da coleta seletiva, pela Associação Cultural e Socioambiental Velho Chico (ACSVC), em colégios de Salvador promoveu a convivência com fatos afirmativos que transformaram a humilde e frágil experiência do educar em um existir agradável e convicto de que as mudanças podem acontecer e de que um novo tempo será história.
Há sinais concretos de um agir responsável, latente no coração das pessoas, sendo consolidado em gestos reais de amor e cuidado com a natureza e o homem. É o constatar do agir amoroso, que promove ações individuais e coletivas que semeiam conscientização, humanização, transformação. É o sentir, no olhar de crianças, jovens, pais e educadores, a serena e delicada paz do espírito, promovida pela evangelizadora  certeza de que a participação correta e comunitária em favor da vida traz encantamento e sentido aos dias. É a vitória da educação sobre a ignorância e sobre o consumismo na sua mais cruel formatação, a cegueira do individualismo.
Vocês, espiritualizados e sublimes guerreiros, estão trazendo à revolução do entusiasmo as manhãs do novo tempo. Estão sendo identificados como filhos de Deus que superam a cada dia, a cada semana, as garras dos compromissos, da falta de tempo, da omissão. Vocês estão hasteando semanalmente, em cada montanha de resíduos, a bandeira do carinho, do comprometimento coletivo, do cuidado, da experiência consciente do exercício da cidadania.
A vocês que se encontram no fundo de uma caverna sem sombras convidamos, com muita alegria, a fazerem parte desta nova ordem: a ordem das pessoas que sabem que as datas comemorativas trazem em si o desafio de viver o solidificar de seus valores.
Venham! Vejam, toda segunda-feira, a força da esperança gerando participação e convívio fraterno nesta divina comunidade de pessoas que, no íntimo de suas casas, consagram em si e a Deus o cuidado com a criação e as criaturas.Façam parte desta comunidade que, com entusiasmo e esperança, pode comemorar neste sagrado mês de junho o dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Toda segunda-feira, nos colégios Sacramentinas, 2 de Julho, Salesiano, Mercês, São José e Medalha Milagrosa, acontece a coleta seletiva em prol do rio São Francisco.

Prof. Wellington Magalhães
Jornal Sao Salvador junho 2011


Nenhum comentário: