terça-feira, 27 de julho de 2010

Um texto muito interessante que retrata a situação atual do nosso querido Velho Chico. Confira.

Rio São Francisco: dádiva agredida

Conhecido pelos indígenas antes da colonização como Opará (que significa rio-mar), o Rio São Francisco, popularmente chamado de Velho Chico, nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a cerca de 1.200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo a divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas. Por fim, deságua no Oceano Atlântico, na região nordeste do Brasil. Com 2.830 km de extensão, drena uma bacia de 641.000 km². O ciclo natural de cheias e vazantes, altas e baixas, grandes e pequenas, fazia jus ao nome de um rio que tem declividade de apenas 7,4 cm por km (0,8 m/s), na maior parte de sua extensão (entre Pirapora, MG e Juazeiro, BA), devido à falha geológica conhecida por Depressão São-Franciscana.

O sustento de um povo

Nasce no rico Sudeste, em Minas Gerais e, ao contrário dos outros rios da região, corre para o empobrecido Nordeste, levando água e alimento. É o eixo, o centro, a artéria da vida do povo. Mas dia após dia cresce a degradação ambiental e social do Rio São Francisco e de seus afluentes. Os ribeirinhos lamentam as dificuldades crescentes em tirar das águas seu sustento: peixe escasso, vazantes menos produtivas, bancos de areia, navegação difícil, águas poluídas etc.

Dom Luiz Flávio Cappio, bispo da diocese de Barra, na Bahia, que fez duas greves de fome em defesa do São Francisco e contra o projeto de transposição, atesta que em um ano de peregrinação, em 1992, das nascentes à foz do Velho Chico, ficou evidente que os principais problemas da bacia são-franciscana são:

1) O desmatamento para as monoculturas e para as carvoarias que compromete os mananciais e provoca o assoreamento; 2) A poluição urbana, industrial, minerária e agrícola;
3) A irrigação, que além dos agrotóxicos, consome água demais;
4) As barragens e hidrelétricas que expulsam comunidades inteiras impedem os ciclos naturais do rio;
5) A pobreza e o abandono da população, a que mais sofre com as consequências desses abusos.

Para Dom Cappio, o Rio São Francisco é “a mãe e o pai de todo o povo, de onde tiram o peixe para comer, a água para beber e para molhar suas plantações - principalmente em suas ilhas e áreas de vazantes. Mesmo não sendo o maior rio brasileiro em volume d’água, talvez seja o mais importante, porque é a condição de vida da população. Sempre dizemos: Rio São Francisco vivo, povo vivo; Rio São Francisco doente e morto, população doente e morta”.

Sepultado vivo

Quem vive na beira do rio diz que ele está morrendo. Relatos como esses foram ouvidos, por exemplo, dia 1º de agosto de 2004, na 9ª Romaria da Terra e das Águas de Minas Gerais, em Pirapora e Buritizeiro. Pescadores que pescam na região há 15, 20, 30 ou 35 anos afirmam categoricamente: o Rio São Francisco está morrendo. Nos últimos 40 anos, ele já perdeu cerca de 40% do seu volume de água. Está cada vez mais raso, estreito e assoreado. Uma infinidade de ilhas existentes hoje não existiam no passado. O assoreamento é o resultado de 18 milhões de toneladas de areia e terra carreados anualmente para a calha do rio, até o reservatório de Sobradinho. O rio está sendo sepultado vivo. As matas ciliares acabaram. Os vazanteiros tiveram que migrar para as favelas, pois as cheias quase não existem mais e, por isso, a pesca e a agricultura nas várzeas estão ficando inviáveis.

Além de um milagre da natureza, o São Francisco é a maior bacia hidrográfica inteira mente brasileira, terceira do país, é um dos símbolos informais da nacionalidade, tido como o rio da unidade nacional, já que serviu de caminho entre o Norte, onde se iniciou o Brasil, e o Sul, onde o Brasil se centralizou.


O rio virou negócio

Não obstante tanta importância geográfica, histórica, cultural e política, o “ciclo do desenvolvimento”, propagado como modernização e implantado como modernização compulsória e conservadora, iniciado na segunda quadra do século 20, viu no Rio São Francisco, num primeiro momento, apenas fonte de eletricidade. Já são sete usinas hidrelétricas em sua calha, que desalojaram mais de 140 mil pessoas e produzem 10.356 megawatts de energia, comprometendo cerca de 80% de sua vazão.

A barragem de Sobradinho passou a ser o coração artificial do Velho Chico, e o que ela fez? Expulsou 72 mil ribeirinhos, inundou áreas férteis e artificializou o Baix o São Francisco. Várias outras barragens se anunciam... Depois, ao final da terceira quadra do século 20 acrescentou-se a irrigação de frutas para exportação e, mais recentemente, no limiar do século 21, para os novos negociantes da ecologia, irrigação de agrocombustíveis para exportação e perpetuação do modelo de civilização baseada nos carburantes. E suas águas, límpidas ou barrentas, contaminadas, como em setembro de 2007 por cianobactérias como nunca se viu, passaram a ser consideradas, por aparato legal inclusive (a Lei no 9.433/97)¹, recursos hídricos para todos os usos, inclusive econômicos intensivos em água. A consolidar o negócio da água, o hidronegócio que se junta ao eletro e ao agronegócio, iniciaram-se as obras do Projeto de Transposição ou, no eufemismo oficial, Integração de Bacias do São Francisco com as do Nordeste Setentrional.

Resultado dessa série de múltiplos, sobrepostos e indisciplinados usos, o Rio São Francisco, do qual dependem os 14 milhões de pessoas que são a população da Bacia, tornou-se um rio condenado, cuja revitalização, trabalho hercúleo de gerações, muito além do atual e pífio Programa de Revitalização do governo federal, dificilmente lhe devolverá a vitalidade e o vigor. Para poder propor ações revitalizadoras consistentes, eficazes e eficientes, por primeiro, é preciso analisar por que o São Francisco precisa de revitalização e quais as principais causas da degradação, da perda da vitalidade, que seriam, forçosamente, as frentes principais da revitalização, fosse para valer essa revitalização.

Até pouco tempo o rio era navegado sem maiores restrições entre Pirapora e Petrolina/Juazeiro (1.312 km), no médio curso, e entre Piranhas e a foz (208 km), no baixo curso. Hoje só apresenta navegação comercial no trech o compreendido entre os portos de Muquém do São Francisco (Ibotirama), na Bahia, e Petrolina/Juazeiro, na divisa entre Bahia e Pernambuco. Outro sinal alarmante da situação deplorável é a diminuição da sua vazão. Em 2001, o reservatório de Sobradinho chegou a 5% de sua capacidade.

Em outubro de 2007, aconteceu em proporções inéditas um desastre ecológico decorrente desta poluição e da diminuição da vazão: uma contaminação com algas azuis (cianobactérias) que se proliferaram no Rio das Velhas e no Médio São Francisco, levando a uma enorme mortandade de peixes e à inadequação da água para consumo humano e animal, enquanto não aumentasse o volume com a chegada das chuvas nas cabeceiras. A infestação é efeito de uma alta concentração de emissões de esgotos domésticos e industriais, de agroquímicos e fertilizantes usados nas lavouras, que resultam em uma eutrofização dos cursos d’água. O mais problemático é o Ri o das Velhas que coleta a maior parte do esgoto da região metropolitana de Belo Horizonte e que, por isso, é um dos rios mais poluídos da Bacia do São Francisco. Essa contaminação com cianobactérias mostra que em épocas de poucas chuvas o rio não consegue mais diluir os poluentes.

Enfim, as principais causas de degradação do Rio São Francisco são o avanço descontrolado da agricultura intensiva de irrigação com superexploração dos mananciais, desmatamento do Cerrado, supressão da mata ciliar, produção de carvão vegetal, concentração de terra, barragens e hidrelétricas, mineração, siderurgia e a falta de saneamento básico na bacia.

¹ Trata-se da Lei Nacional de Recursos Hídricos que estabelece as condições para o “negócio da água”, tornando-a bem econômico, sob controle da Agência Nacional de Águas (ANA) e co-gestão dos Comitês de Baci a. Gilvander Luís Moreira,
frei e padre carmelita, Belo Horizonte, MG.
Endereço eletrônico: gilvander@igrejadocarmo.com.br
Site: www.gilvander.org.br
artigo anexo ao texto "Velho Chico é mais que um rio",
publicado na edição nº 395, jornal Mundo Jovem, abril de 2009, página 4.

1.242 comentários:

1 – 200 de 1242   Recentes›   Mais recentes»
Diane Portella disse...

Nossa, que trabalho lindo! Quero ler com calma todos os textos mas desde já quero parabenizá-los!

Diane

Unknown disse...

Trabalho está otimo, oria são francisco é muito importante para todos nós!
Victória Macedo
Amiga de Camila Souto
Colégio Nossa da Soledade
6ª serie B
Equipe 1

João Marcelo Liguori disse...

Que trabalho maravilhoso! Dou parabéns à todas as pessoas que fazem e que contribuem para este trabalho! Todos apoiando o VELHO CHICO!!!!
João Marcelo Liguori
Colégio Nossa Senhora da Soledade
6ª série B
Equipe 1, Soledadania.

Unknown disse...

Adorei!Vamos cuidar do "nosso" rio São Francisco,ele está morrendo!
Cuidem do 'nosso' Velho Chico!

Camila Souto
Colégio Nossa Senhora da Soledade
6ªB
Equipe 1,Soledadania

Anônimo disse...

Devemos cuidar do velho chico
Ele é uma das salvações do mundo
Cuidar dele eu comunico
Se ele desapareçer será um buraco fundo...
Velho chico necessita de apoio e nós somos esse apoio tão importante!!!

Gabriel Dias Help him please

Anônimo disse...

Precisamos exercer a nossa cidadania e ajudar a preservar o meio ambiente incluindo um dos rios mais importantes do Brasil o velho Chico.

Sofia Araújo
Colégio Nossa Senhora da Soledade
7ªB
Equipe 8

Unknown disse...

Admirei a ajuda que várias pessoas estão se dispondo a fazer,pelo que vimos o rio São Franscisco está morrendo com o passar dos anos.Graças a Deus existem pessoas dedicadas e preocupadas com o meio ambiente,e com isso espero que ajudem a salvar o nosso VELHO CHICO.
Bruno Martinez
namorado de Maryana Martins 1° B Colégio Nossa Senhora da Soledade Equipe 7

Anônimo disse...

O velho chico precisa de nossa ajuda e as pessoas que precisam diretamente deles,os ribeirinhos,tambem.
Precisamos mostrar nossa cidadania e cuidar de quem precisa, sejam humanos ou os rios e florestas que existem.
Todos pelo velho Chico!
Isis Maiara
Colégio Nossa Senhora da Soledade
7ªC
Equipe 8

Anônimo disse...

O rio São Francisco pede socorro a todos, nós precisamos salvar esse rio.Bom saber que existem pessoas como vocês que ajudam ao velho chico.

Mãe de Sofia Araújo
Colégio Nossa Senhora da Soledade
7ªB
Equipe 8

Unknown disse...

Mais do que importante e necessária, esta é uma campanha essencial a favor da preservação do rio São Francisco, rio este que (como nos mostra o texto), está em estado caótico, morrendo aos poucos. É bom saber que ainda hoje, existem pessoas e grupos preocupados em cuidar não só do Rio São Francisco, mas do meio ambiente em si. É de se admirar todo o trabalho de preservação em torno do Velho Chico, e que este trabalho se torne mais ainda conhecido e apoiado, pois o Rio São Francisco precisa de toda a nossa ajuda possível, e esta é a hora de retribuir ao Velho Chico tudo o que ele nos proporciona.

Janini Almeida, 1ºB Colégio Nossa SEnhora da Soledade, Equipe 7

Anônimo disse...

Precisamos cuidar do velho chico e dos ribeirinhos para a preservação do meio ambiente exercendo os nossos papéis de cidadãos.

Tia de Sofia Araújo
Colégio Nossa Senhora da Soledade
7ªB
Equipe 8

Anônimo disse...

Como descreve o texto o rio São Francisco precisa de nossa ajuda pois está morrendo. Nos últimos 40 anos, ele já perdeu cerca de 40% do seu volume de água. Está cada vez mais raso, estreito e assoreado. Não existem mais matas ciliares.
E agora? como cidadãos não devemos deixar o velho Chico morrer precisamos juntar forças e ajudá-lo. Se não conseguimos ajudar a apenas um rio agora como estará o planeta futuramente?

Jamile Araújo Prima de Sofia Araújo
Colégio Nossa Senhora da Soledade
7ªB
Equipe 8

Unknown disse...

O Colégio Soledade (Salvador-Bahia) está nos dando a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa Campanha a favor do Velho Chico.
Parabéns a todos pela iniciativa e continuemos essa luta independente de trabalhos escolares.
Consciência é TUDO!

Ângela Liguori - mãe de João Marcelo Liguori - 6ª B - Equipe 1

- Ana Maria L, disse...

é otímo saber e contar com pessoas que se preocupam com o o rio São Francisco,ele está morrendo e a maioria das pessoas não se preocupa com isso e age como se estivesse tudo em mais perfeita ordem!
Temos que nos preocupar vidas estão lá e morreram lá se deixarmos !

Ana Maria Lima
Equipe:9
Série:5ªA

Anônimo disse...

Muito interessante o trabalho feito no blog! E parabéns ao colégio por incentivar os alunos na participação de espaços importantes como esse...

Isis Ceuta
Amiga de Camila Souto
Colégio Nossa da Soledade
6ª serie B
Equipe 1

Unknown disse...

O trabalho feito pelo blog é magnifico e além do mais traz informações sobre um assunto que interessa,ou ao menos deveriam iteressar.Foi otímo ler e conheçer um pouco da historia e da rotina deste rio que vem sofrido bastante com nossa indiferença.

Mãe de Ana Maria Lima
Equipe:9
Série:5ªA

Anônimo disse...

éé boom sabeer que existeem grupos que preservaam oo nosso rio , poois existeem pessoas que acha oo meio de se sustentaar atraves do Rio :)

amiga de Ana Maria Lima
Equipe:9
Série:5ªA

Michelle Viana disse...

Esse tipo de trabalho é um exemplo a ser seguido!!Devemos ter conciencia da importancia do rio São Francisco, e não permitir que ele morra!! PARABÉNS PELO LINDO EXEMPLO!!

Michelle Viana
(Prima de Flávia Otero)
Colégio Nossa Senhora da Soledade
3ºB Equipe 1

Unknown disse...

PARABÉNS mesmo pela campanha ,Extremamente necessário a preservação do NOSSO velho Chico,precisamos mesmo saber que existem pessoas preocupadas com a educação ambiental.Creio que este trabalho deve ser seguido por muitos ,afinal mãos unidas sempre.
Colégio Nossa Senhora da Soledade.
Alice Dias
8ª C
Equipe 1

Unknown disse...

Concordo com minha filha.O rio são francisco não pode morrer ,afinal ele é um dos principais do nordeste que abastece muitas cidades e suas populações ribeirinhas .
Colegio Nossa senhora da Soledade
(mãe de Alice D)8ª C
Equipe 1
Claudia Maria

Fun & Reality disse...

Amei o blog,que continue assim. Preservando o Velho Chico !
Colégio Nossa Senhora da Soledade
Mailine Costa
6ªB
Equipe 1

Jamile Santos disse...

Ótimo trabalho, parabéns, precisamos abrir os olhos das pessoas .. isso é um bom começo.
muito bom!
Colégio Nossa senhora da Soledade
(prima de Alice D.)8ª C
Jamile Santos
Equipe 1

Anônimo disse...

Parabens pelo Trabalho , precisamos de pessoas assim como vs , continuem assim .
Colegio Nossa Senhora da Soledade
(prima de Alice Dias ) 8 ª C
Equipe 1
(Jéssica Pimentel )

Carolina Dimitrov disse...

Nossa , que trabalho maravilhoso ! faço questão de ler com calma (:
Colégio Nossa senhora da soledade amiga de Alice Dias
8 ª C
equipe 1

Carolina Dimitrov

sabrina disse...

Muito interessante o trabalho, está muito bom. Bem detalhado e bem escrito. Parabéns.
Colégio Nossa senhora da soledade
amiga de Alice Dias
8 ª C
equipe 1

Augusto Cintra disse...

Gostei muito do trabalho,parabéns,temos q ter consiência do que estamos fazendo para não prejudica a nos mesmo mas no futuro.e iso é um bomcomeço.muito bom mesmo

Augusto,( primo de Tainara) do colegio soledade. 1ºB equipe 1

Anônimo disse...

beelo trabalho de vo6, parabéens !


Colegio Nossa Senhora da Soledade
(Amiga de Alice D.) 8ª C
equipe 1


Caroline Regis

Unknown disse...

O rio é muito importante prar nós, não podemos deixar qe ele se acabe.Colegio Nossa Senhora da Soledade
(Amiga de Alice D.) 8ª C
equipe 1
(Brunna Silva)

Anônimo disse...

É bom que as pessoas tomem consciência de que somos responsáveis pelos nossos próprios atos, e que se continuarmos a desrespeitar tanto assim a natureza, o Velho Chico será apenas o começo da degradação humana.

Rosangela Reis
Mãe
Colegio Soledade
Thiana Santana
3º A
Equipe 9

Unknown disse...

Noossa... Que trabaalho super interessante ! Gosteei muuito ! Contiinuuem assim que eu axo isso muito importante essa preservaçãao...
Paarabéens
Colegio Nossa Senhora da Soledade
Amigo de Alice D. 8ª C
equipe 1

Gabriel Duart

Lorena disse...

é imprescindível o desenvolvimento de trabalhos como esse para que gerações futuras possão usufruir dos nossos bens naturais.
parabéns pelo texto, o material final ficou impecável.
Amiga de tai
equipe 1

Uilma Simões disse...

Uilma -


Ótimo trabalho! Todos nós sabemos a importância que há na preservação do
nosso Rio São Francisco.
Parabéns pelo ótimo trabalho!


Colégio Nossa Senhora da Soledade
(amiga de Alice Dias )
8 ª C
equipe 1

Priscila disse...

Muito importante e bem desenvolvido esse Blog, uma campanha que vale muito apena ! Adorei estão de parabéns todos que contribuíram para criação ! Beijos
Me chamo : Priscila Falcão
Sou amiga de Luana Damasio
Colegio Nossa Senhora da Soledade
3°A equipe 1

Jhony Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mayne disse...

Parabéns, blog de extrema importante para a conscientização do povo brasileiro para com a preservação do Rio São Francisco.

Mayne Azevedo, Colegio Soledade
3ºA , Equipe 1

Anônimo disse...

isso sou amiga de Luana Damasio 3°A
Colegio Nossa Senhora da Soledade

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito massinha o blog, o rio são francisco é importantissimo, e a polêmica que o cerca é bastante discutivel, como a sua transposição, que pode afetar o ecossistema ao redor do mesmo, além de muitos dizerem que este projeto só iria beneficiar os grandes latinfundiários =(, mas para muitos tbm o projeto foi visto como a única solução para a crise do abastecimento hídrico!! Vamos ajudar nosso velho chico =)

Sibele carvalho
Prima de Tainara de Almeida do colégio soledade 1º B, Equipe 1

Anônimo disse...

ótimo trabalho, a preservação do velho chico é de suma importância para muitos.

Caíque
3ºA Soledade
Equipe 3

Jhony Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu acho um projeto incrível, com mil e uma maneiras de mobilizar as pessoas de cuidarem o que pertecem a si mesmas, parabéns pelo trabalho!

Milena Borges 8ªC
Equipe 1

Anônimo disse...

O nosso Velho Chico, que tantas alegrias sempre nos deu, deve ser olhado com muito mais atenção por cada um de nós. Acredito que assim podemos construir um país muito melhor para nossos filhos...Parabéns!
Colégio Nossa Senhora da Soledade
Tia de Alice Dias 8ªC
Selma Dias
Equipe 1

Anônimo disse...

É um projetomaravilhoso!parabéns, devemos mesmo alerta as pessoas
para terem consciência.

Naiara Araujo
Colégio Soledade
3ªA equipe 9

Anônimo disse...

Muito bom o trabalho, merece atenção e apoio de todos!!! que consigam muitos seguidores nesta granda jornada em prol de um bem que nos pertence

Tia de Milena 8ª C
Equipe 1

Anônimo disse...

isso sou amiga de Luana Damasio 3°A
Colegio Nossa Senhora da Soledade

Anônimo disse...

Um trabalho desses merece todo apoio, e a gincana está ajudando a promover essa mobilização, parabéns a todos envolvidos.
Prima de Milena 8ª C
Equipe 1

Anônimo disse...

GENTE como é linda a historia do rio São Francisco, como pode um bem tão precioso ser extinto?

Colegio Soledade
Thiana Santana
3º A
Equipe 9

Anônimo disse...

A campanha velho Chico é mais do que importante,é essencial.As pessoas costumam achar que uma campanha ou outra não faz a diferença,mas esquecem que o que realmente tá em risco é uma riqueza natural,e o velho Chico é um dos mais importantes rios,pelo fato de passar por vários estados.
Vamos ter consciência do que fazemos para que no futuro não possamos vir a ter consequências graves!

Lorena Argôlo
Colégio Soledade
8ª B
EQUIPE 3

Anônimo disse...

A degradação do rio são fransisco tem que ser interrompida, o alimento de um povo não pode ser destruido dessa forma, ou seja, as pessoas tem que ser conscientizadas.

Felipe R
Amigo de Caíque
Equipe 3 SOLEDADE!

Anônimo disse...

Espetacular projeto, com bons argumentos e tudo pra dar certo, parabéns.
Amiga de Milena 8ª C
Equipe 1

Anônimo disse...

É muito importante que nos deixem informados sobre a importância do Velho Chico e é isso que o blog quer nos mostrar ! Muito Bom .

Bianca Pinto amiga de Mayne Azevedo do Colégio Soledade, Equipe 1

Anônimo disse...

A preservação do rio São Francisco tem grande importância econômica,nao podemos deixar este rio morrer,afinal a natureza esta sofrendo com isto!

Colegio Nossa Senhora da Soledade
Amiga de Alice D. 8ª C
equipe 1
Moisés

Anônimo disse...

linda campanha,o povo do nordeste precisa da preservação desse rio importantíssimo

Lucas figueira
Amigo de Caíque
Equipe 3 soledade

Anônimo disse...

Vamos dar o total apoio a Campanha Velho Chico,porque é essencial a conscientização das pessoas diante de um grande história de um rio,que está prestes a acabar por consequências do homem!

Rananda De Jesus Silva
Colégio Soledade
5ªB
EQUIPE 3

Jhony Marques disse...

Curso enfermagem em SP... estou no segundo semestre do curso,
devido a necessidade do curso, tenho como conteúdo disciplinar da grade horária, uma matéria chamada "homem e sociedade" também conhecida como "antropologia"...que estuda a cultura, origem, e sociedade de um ponto de vista em geral.
O que isso se relaciona com o Chico e com otrabalho apresentado?, Como dito no texto, o Chico é abrigo e fonte de sustentação para muitas famílias que vivem de pesca e outros fatores para sobrevivência, local preservado "protegido", abtuado por índios e demais famílias.
O rio é um cartão postal de nossa sociedade e tem como principal função abastecer populações com sua água...que está sendo degradada por aqueles que saciam sua sede do mesmo...
desmatamento, higiene, enfim o descaso visto e efetuado por aqueles que não ligam pra sua importância, pois esses que nem se um dia parou para "pesquisar" ou procurar obter informações sobre sua importância (informações estas passadas no texto);
Seu corpo é formado por 70% de água, assim como o planeta, estatísticas comprovam, que a cada 100 mil litros de água que você consome de forma inadequada, seria o equivalente pra você hidratar seu corpo por anos... sem destruir aquilo que voce tem de mais precioso na terra em bens materiais...

Parabéns pelo trabalho !

Apoio: Tainara Almeida (prima), equipe 1
--------------------------
Uiversidade Paulista - UNIP (São Paulo)

jhony Vaz Marques

Anônimo disse...

Só por saber que ainda tem pessoas que se preocupam com causas tão nobres assim, como a do Velho Chico, eu me orgulho em dizer que sou brasileiro.

Roque Mariano
Pai
Colegio Soledade
Thiana Santana
3º A
Equipe 9

Anônimo disse...

Muito bom msm esse projeto, de otima qualidade e vai com certeza atrair a atenção de todos, boa sorte!


Bruna Souto - 8ª C
Equipe 5

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar o projeto e que continue crescendo,Acho que o projeto foi uma das melhores coisas que já foi criada,pois incentiva jovens,crianças e adultos a preservarem o nosso precioso Rio São Francisco.Não pare pois a campanha só tem a crescer!
Caike Luis 1º ano A,Equipe 1

Anônimo disse...

É isso ae,temos que salvar o velho chico!
Emerson Costa, amigo de Mayne Colegio Soledade, equipe 1

Anônimo disse...

Vamos todos dar o apoio merecido ao blog,pela originalidade e por saberem repassar a história do Velho Chico,com mera facilidade e de forma que chamou atenção de muita gente,como podemos notar.

Carine Oliveira
Amiga de Lorena do colégio Soledade
da 8ª B,EQUIPE 3

Ithallo A. disse...

Apoiar não custa nada ! todos em pró do velho chico !


Ithallo Araujo , amigo de Mayne, colegio Soledade equipe 1

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog :).

Prima de Naiara Araujo
Colégio Soledade
3ªA equipe 9

Marcelo disse...

é necessário que sejam feitos textos sobre a situação em que se encontra a bacia do São Francisco na atualidade para assim, nós cidadãos - também responsáveis por essa degradação ambiental - nos conscientizarmos e agirmos contra essa calamidade. parabéns, vocês foram muito perspicazes, o trabalho ficou ótimo.
Marcelo, primo de Tainara, do colégio soledade. 1ºB equipe 1

larissa soares disse...

estão fazendo um ótimo trabalho :D'

Larissa Soares, amiga de Mayne, colégio Soledade equipe 1

Anônimo disse...

Vamos todos em busca da não extinção do velho chico!
Afinal,ele tem grande importância na vida de muitas pessoas!

Andréa Carolina
Tia de Lorena Argôlo 8ªB e Rananda Silva 5ªB do colégio Soledade!EQUIPE 3!

Anônimo disse...

Vamos tomar como exemplo o que vem acontecendo como o Rio São Francisco e nos preocuparmos mais com os nossos atos.

Jessica
Prima
Colegio Soledade
Thiana Santana
3º A
Equipe 9

Anônimo disse...

Belíssimo trabalho feito por vocês, parabéns por toda a campanha, merece todo o nosso apoio, pois o Velho Chico é de total importância em nossas vidas.

Caio Ribeiro
Amigo de Janini Almeida 1ºB; Colégio Soledade;
Equipe 7

Carol Morais disse...

É escencial q as pessoas saibam o quando o Rio São Francisco é importate para a bioverdade do nosso brasil.Sou estudante do Colégio São josé e tive a oportunidade de ver a palestra super interessante e com isso eu e meus colegas pudemos perceber o quanto é importante a preservação e revitalização do nosso velho chico.

Colegio Nossa Senhora Da soledade
(amiga de Alice D.) 8 ª C
equipe 1

Anônimo disse...

Quero parabenizar o
Colégio Nossa Senhora Da Soledade
pela a ação que tiverão com esse projeto e parabenizar o melhor grupo do projeto Equipe 1 do 8ºC !

Amanda Ferreira , amiga de Alice '-'

Anônimo disse...

Parabéns! O rio São Francisco é muito importante para todos nós.Não podemos deixar que ele se acabe, devemos alertar as pessoas
para terem consciência. Meus parabéns pelo excelente trabalhoO,
muito interessante!

Mônica fONTES, 15 anos.
Amiga de Flávia Otero, que estuda no Colégio Nossa Senhora da Soledade.
3°B, Equipe 1.

Unknown disse...

Fala-se muito em meio ambiente, mas pouco se tem feito até hoje para preservá-lo. Somente punir as condutas e atitudes consideradas lesivas com sanções penais e administrativas não adianta.
Parabéns pelo trabalho, continuem assim.

Ramon, primo de Tainara do colégio soledade. 1ºB equipe 1

Anônimo disse...

Texto bastante interessante e que nos mostra a verdadeira realidade sobre o nosso Velho Chico, rio tão rico que está sendo perdido com o tempo. Precisamos nos voltar para esta campanha de cunho tão importante.

Nivaldo Simões
Pai de Janini Almeida 1ºB; Colégio Soledade;
Equipe 7

Anônimo disse...

Me sinto triste em tomar conhecimento do que estamos fazendo com o Velho Chico.

Emily
Prima
Colegio Soledade
Thiana Santana
3º A
Equipe 9

Anônimo disse...

Me sinto triste em tomar conhecimento do que estamos fazendo com o Velho Chico.

Emily
Prima
Colegio Soledade
Thiana Santana
3º A
Equipe 9

Anônimo disse...

Adorei o trabalho, estão de parabéns!!Vamos cuidar do rio São Francisco, ele está morrendo!!
Vamos cuidar do VELHO CHICO!
RANA CAROLINE,IRMÃ DE CAIKE LUIS DO 1 ANO A COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE EQUIPE 1!!!

Anônimo disse...

O Rio São Francisco merece toda a nossa atenção. A campanha merece todo nosso apoio e respeito, parabéns pelo trabalho!

Bruna Sacramento
Prima de Janini Almeida, 1ºB Colégio Soledade Equipe 7

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho que vocês estão fazendo!A destruição do Rio São Francisco não pode continuar acontecendo,muita gente depende dele pra viver.

Catia Adriana
Mãe de Rananda Silva 5ªB EQUIPE 3

Anônimo disse...

Vamos seguir esse exemplo e preservar :). Parabéns pelo blog.

Mãe de Naiara Araujo
Colégio Soledade
3ªA Equipe 9

Anônimo disse...

Vamos seguir esse exemplo e preservar :). Parabéns pelo blog.

Mãe de Naiara Araujo
Colégio Soledade
3ªA Equipe 9

Anônimo disse...

Grande campanha! O Velho Chico merece nossa atenção.

Camila Simões, prima de Janini Almeida, 1ºB colégio soledade equipe 7.

luo & Mei disse...

Trabalho muito legal adoreii !!!Muito massa!

Janaina(Prima de Maria vitoria 8°)
Colégio Nossa Senhora da Salete -Equipe I
"Campanha do Velho Chico"

Anônimo disse...

O Rio São Francisco é um bem que todos nós devemos cuidar, e esse projeto incentiva isso de uma forma maravilhosa!
Amiga de Milena 8ª C
Equipe 1

Anônimo disse...

Que boa a abordagem sobre esse assunto, creio que através dele muitas pessoas irão cuidar mais do rio São Francisco.

Thiago Santana
Irmão
Colegio Soledade
Thiana Santana
3º A
Equipe 9

Anônimo disse...

Este é um exemplo que deve ser seguido por todo mundo! Parabéns pela campanha e o blog é fofo! :)

Larissa Oliveira, amiga de Janini Almeida 1ºB, colégio soledade equipe 7

Anônimo disse...

Acheei super ótima a ideia qe vocês tiveram de tentar de uma forma conscientizar a todos sobre o Rio São Francisco . Com o tempo ele veem sofrendo muitos consequências por causa do homem , vaamos salvar o veeeelho Chico \o .
, Milena Brito, amiga de Mayne, colégio Soledade, Equipe 1 !!

Anônimo disse...

Um projeto que tem tudo pra ir pra frente, ainda mais, defendendo uma causa super nobre! :)

Bárbara, amiga de Milena 8ª C
Equipe 1

Anônimo disse...

Parabéns por um projeto tão importante,preservação de um rio extremamente necessário para o nordeste ,pro sertão principalmente pela transposição a lugares secos .Na sua história podemos observar os prejuizos que o velho chico sofreu com o desmatamento e consequentemente o assoreamento.Continuem com o projeto.
Colégio Nossa Senhora Da soledade
Pai de Alice D. 8ª C equipe 1

Edson Rodrigues Dias

Anônimo disse...

Por que destruirmos algo que Deus deixou para o nosso próprio sustendo vamos preservar o Chiquinho.

Junior
primo
Colegio Soledade
Thiana Santana
3º a
equipe 09

Anônimo disse...

A campanha do Rio São Francisco é mais do que importante, ela é essencial!
Um rio como esse que faz parte da história do povo brasilero ,desde o tempo das expedições,não pode sofrer com os danos causados pelo ser humano! È PRECISO QUE HAJA A CONSCIÊNCIA!
QUEM AMA CUIDA!!... PORQUE SE NÃO HOUVER CUIDADOS O QUE SERÁ DO FUTURO OU PIOR O QUE SERÁ DO MUNDO?!

Colégio Nossa Senhora Da Soledade
Larissa Argôlo
2° ano A
Equipe 5 ( R3)

Mariia Viitoria disse...

Prabeens aee poor esse trabalho maravilhosoo!!!

Vamos usar a nossa CIDADANIA
para preserva o que o nosso pais teem de melhor.
O velho chicoo e muitoo importante para noiz naum podemos deixar ele morrer.

Colegio Nossa Senhora Da Soledade
Maria Vitoria 8°B
Equipe 1

juliana disse...

Acho que um rio tão importante para a população ribeirinha q precisa dele para sua sobrevivência não deve ser prejudicado por negocios que possam causar danos a todos,principalmente a natureza!

juliana fernandes
equipe:9 soledade
8ºc

Anônimo disse...

Prabens pelo blog, devemos pará e pensar nas nossas atitudes.

Joseane (prima)Naiara Araujo
Colégio Soledade
3ªA Equipe 9

Anônimo disse...

A luta para a preservação do Velho Chico é contínua, e todos devemos participar, pois isso é muito importante para todos nós.

Catarina Dias, amiga de Mayne, 3º A, equipe 1 Soledade

Anônimo disse...

Parabéns pelo ótimo trabalho!

Edvan
Primo
COLEGIO SOLEDADE
THIANA SANATANA
3º A
EQUIPE 9

Maiana Tais disse...

É realmente, mal nos damos conta no dia a dia a importancia do rio s.francisco. Desde muito tempo, esse rio mostra-se como contribuiçao de água para regiões semi-áridas. Além de ser um potencial hidrelétrico explorado pela Usina de Sobradinho por exemplo! PORTANTO, SALVEM O VELHO CHICO =D
Maiana Taís
Colégio Nossa Senhora da Soledade
3° ano B, Equipe 7

Valdeci Paula disse...

É estimulante tomar conhecimento de tal Campanha, pricipalmente quando envolve tantos jovens empenhados em colaborar e divulgar essa idéia brilhante! Agradeço imensamente a meu amigo e mais novo, jovem, sobrinho, Caíque, Parabéns!!!

Valdeci Paula-Produtora Cultural
Colégo Soledade
Equipe 3
Tia do Caíque

yann disse...

gostei do trabalho achei muito interessante a forma conscientizar a todos sobre o Rio São Francisco
yan oliveira amigo de caike equipe 1

Anônimo disse...

A campanha vai conscientizar muitas pessoas :saber que o velho Chico precisa da nossa ajuda e também que não existe só pessoas que destroem o meio ambiente e sim que ajuda ,que quer um lugar melhor . A gente vivi em um lugar onde muitas pessoas as vezes não dão valor as coisas pequenas da vida ,ainda há tempo de ajudar ou até mesmo voltar atrás do que vez de errado à natureza .O velho Chico tem grande importância para várias famílias ,só que também precisa cuidar e preservar.Tem pessoas que as vezes não ligam para o velho Chico só que muitos não sabem da importância que ele tem para nós !
Colégio Soledade
Heloisa Fernandes 7º B
Equipe 3

Unknown disse...

Luiza Mesquita amiga de Milena 8ªC Equipe 1

Nathalia Fernandes disse...

O Rio São Francisco é muito importante para o Brasil. Infelizmente o home hoje em dia nao preserva o que tem. As florestas da Amazonia por exemplo que estão sendo desmatadas, etc. Portante nós, jovens, temos que ter iniciativa e cuidar do nosso Velho Chico. Campanha muito boa. Parabens.

Nathalia Fernandes
Colégio Soledade- 8ªB
Equipe 1, Soledadania.

Anônimo disse...

Nota mil pro trabalho de vocês . Não podemos deixar que o nosso chico seja devastado . Todos nós devemos fazer um pouquinho pra manter o que nosso país tem de mais importante . :D
Sabrina Brisse
8ªB
Equipe 1
Colégio Nossa Senhora da Soledade

Anônimo disse...

Eu acho q se Deus criou o rio com esse percurso não é um homem q vai muda-lo.
soledade
grupo 9
avó de juliana f.

Anônimo disse...

Presevar é uma palavra tão simples mas dificil de ser colocado em pratica vamos agir para mudar essa situação. Parabéns pelo blog.

Tiago(irmão)Naiara Araujo
Colégio Soledade
3ªA Equipe 9

@ aniinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Com um projeto desses podemos acreditar em um futuro melhor, tanto ao Velho Chico quanto a outros projetos que podem se inspirar nesse, adorei tudo!!!
Cláudia, tia de Milena 8ªC Equipe 1

Unknown disse...

muito legal pow
relata mesmo a história
showw ^^'!
Kaio Henrique
Amigo de Maiana Taís
Colégio Nossa Senhora da Soledade
3° Ano B
Equipe 7

Anônimo disse...

Muito bom o trabalho, estão de parabéns.. vamos cuidar do Velho Chico.
Parabéns msm.

Carlos Eduardo
Amigo de Milena Borges, 8ª C,
equipe 1
Colégio Soledade.

@ aniinha disse...

Eu acho o trabalho do pessoa muito importante pois prescisamos preservar a natureza a sua riquesa principalmente a aágua pois ela t´pa cabando , e o velho chico é um dos rios muito importante tanto da economia e social, principalmente para a região nordeste do País.

Colégio Nossa Senhora da soledade
Amiga de Nathalia Fernandes 8ª B
Equipe 1
Ana Carolina

Anônimo disse...

É essencial saber de que no nosso país há pessoas que se preocupam com a ecologia e tentam conscientizar os outros da mesma forma .
Jammily , amiga de Sabrina
8ªB
Colégio : Nossa Senhora da Soledade
Equipe : 1

Jacque O'Dwyer disse...

Nossa, lindo trabalho o dos blogueiros ! Além de protestar contra a destruição do nosso Velho Chico, ainda nos informa a importância de manter vivo o rio e toda a natureza !
;D


Jacqueline Alves
( irmã de Beatriz Alves, 5ª série A, Colégio Nossa Senhora da Soledade, EQUIPE 07 )

DAIANA disse...

AS PESSOAS NÃO SE DÃO CONTA DA IMPORTANCIA DO RIO S.FRANCISCO PARA O NOSSO PLANETA..
PARABÉNS PELO TRABALHO,NOTA 10000..
CUNHADA DE (MARIA VITORIA)8°B
EQUIPE 1.Colégio Nossa Senhora da Soledade.
DAIANA BRITO.

Anônimo disse...

Hoje um dos assuntos amplamente discutido é o Meio Ambiente, com diversas ações e incitativas para a preservação do meio-ambiente , vocês estão em um bom caminho.

MEUS PARABÉNS .

Ítalo, tio de Tainara, do colegio Soledade, 1ºB, equipe 1

Anônimo disse...

Temos que nos sensibilizar com tal projeto do Velho Chico, pois afinal só unidos venceremos.

Elisandra
Ex- cunhada
colegio Soledade
Thiana Santana
3º a
Equipe 9

Anônimo disse...

Muito legal esse trabalho. Precisamos preservar o que é nosso sempre. É bom nos mobilizarmos para isso.

Jade Moreira
Prima de Nathalia Fernandes - 8ªB
Colégio Soledade
Equipe 1, Soledadania

Anônimo disse...

Estamos dando, a cada dia que passa, pequenos passos para a preservação do nosso meio ambiente e grandes passos para a concientização do mundo.
Nathália Queiroz ,amiga de Sabrina
8ªB
Colégio Nossa Senhora da Soledade
Equipe:1

BEATRIZ disse...

ADOREI A PESQUISA SOBRE O RIO S.FRANCISCO.
SUBRINHA DE (MARIA VITORIA)8°B
Colégio Nossa Senhora da Soledade
EQUIPE 1
BEATRIZ BRITO

Unknown disse...

O Velho Chico clama por sobrevivência. Parabéns pela iniciativa do Colégio de tentar despertar no seu alunado a necessidade de unirmos forças para tentar salvá-lo.
Ivana Souto - mãe de Camila Souto - 6ª B - Col. N. Sra. da Soledade - Equipe 1

Anônimo disse...

Parabéns equipe 1 pelo trabalho e colégio Nossa Senhora da Soledade pela iniciativa :)
Fernanda amiga de Alice, equipe 1

Claudia disse...

Muito Legal o projeto, temos que ter consciência, não podemos deixar o rio morrer !
O São Francisco merece atençao especial, dentre outros fatores, pela sua grande extensão e grande importância econômica e social.
Cláudia Patrícia
Mãe de Maiana Taís
Colégio Nossa da Soledade
3° Ano B
Equipe 7

Anônimo disse...

Parabéns mesmo . Preservar é necessário , mas não podemos ficar só na teoria. Nos mobilizando em busca da mesma ideologia , dá certo !
Juliana , amiga de Sabrina
8ªB
Colégio Nossa Senhora da Soledade
Equipe : 1

Anônimo disse...

achei um trabalho fantastico, sortido de informaçoes e tem tudo pra dar certo.

Arivane
tia de Milena da 8ª C
Equipe 1

Anônimo disse...

Achei bem legal a ideia de vcs de conscientizar a todos sobre a preservação do VELHO CHICO.

Jéssica amiga de caike luis 1 ano A colegio soledade equipe 1

Anônimo disse...

Parabens
Colégio Nossa Senhora da soledade
Amigo de Nathalia Fernandes 8ª B Equipe 1 Rafii

Unknown disse...

Parabés pela iniciativa, ótimo trabalho. Luiza Mesquita amiga da Milena 8ºC equipe 1.

Anônimo disse...

É possível fazer viva essa idéia, mais ainda falta muita gente acordar para essa situação! Muito bom o trabalho de conscientização para o colégio e para as famílias que estão atentos aos riscos!


Abraços, Laíssa prima de Tainara, do colégio soledade, 1° B, equipe 01.

Anônimo disse...

A transposição do rio ajudara outras áreas do nordeste, mas no momento em que isso ira afetar, a vida já debilitada dele, temos que refletir sobre as possíveis conseqüências.

Andreza
Prima
Colegio soledade
Thiana Santana
Equipe 9

Unknown disse...

Adorei o projeto!
Lara Rejane
Amiga de Milena
8ªC
Colégio Nossa Senhora da Soledade
Equipe 1

Anônimo disse...

Fico muito feliz,pelo fato de existir trabalhos como este que tem como principal objetivo conscientizar sobre a importancia da natureza.

Ana Caroline - Colegio Nossa senhora da soledade
8ºC
Equipe 5

Anônimo disse...

Trabalho muito bom, parabens a todos voces.
Quem sabe um dia todos tomamos consciencia sobre a importancia que tem nao so o Chico como tambem todos os outros rios para a nossa sobrevivencia.

Fernanda disse...

Achei o artigo super interessante!

Fernanda Santana Amiga
de Maiana Tais

Colégio Nossa Senhora da Soledade
3 serie B
Equipe 7

Anônimo disse...

Trabalho muito bom, parabens.
Bom saber que ainda existem pessoas que se preocupam em preservar o bem natural.

Pablo Freire Amigo de Maiana Tais
Colégio Nossa Senhora da Soledade
3 serie B
Equipe 7

Anônimo disse...

É muito importante esse trabalho que vcs estão fazendo para a preservação do velho chico.


Amanda prima de Sofia Araújo
7ªB
Colégio Nossa Senhora da Soledade
Equipe 8

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, essa iniciativa de conscientizar e preservar o rio Chico é muito bela.

Vitor
Primo
colegio soledade
Thiana Santana
3º a
equipe 9

Unknown disse...

Eua cho muito interessante o trabalho das meninas de ter o trabalho de catar garrafas de se preocupar o velho chico pois as garrafas jogadas no rio suja a água boa que podia sever pra outras coisa.

Colégio Nossa Senhora da soledade Amiga de Nathalia Fernandes 8ª B Equipe 1 (e seu nome )
Rafel Bitencourt

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Não deixem que acabem com o Velho Chico. Preservem.

Ian Douglas primo de |Nathalia Fernandes
Colégio soledade- 8ªB
Equipe 1, Soledadania.

Anônimo disse...

É possivel ver que ainda existem pessoas preocupadas com o nosso Brasil, e que tentam levar as outras na mesma jornada!!!
Denise, Milena 8ªC
equipe 01- soledadania

Anônimo disse...

Achei o projeto ótimo, pode mobilizar e inspirar outros projetos, parabens!

Anônimo disse...

É muito bonito saber desse projeto e que agora os alunos do Colégio Soledade estão engajados nele.

Rita.
Tia
Colegio Soledade
Thiana Sanatana
3º ano A
equipe 9

Anônimo disse...

A revitalização do Velho Chico pede urgência. Não podemos deixar que um rio tão importante para a região semi-árida morra. Vamos levantar esta bandeira.
José Souto - pai de Camila Souto - 6ª B - C. N. Sra. da Soledade - Equipe 1

Anônimo disse...

Gostei do trabalho achei muito interessante a forma conscientizar a todos sobre o Rio São Francisco

Ingrid Rosa (amiga de Maria Vitoria 8°B)
Colegio Nossa Senhora da Soledade
Equipe 1

Anônimo disse...

Velho Chiiiico! Só não fiz greve de fome assim como o aadre pq não tenho mto peso a perder. Apoio a NÃO transposição. O q serão das famílias ribeirinhas e fauna e flora em volta do rio? O governo brasileiro se esqueceu q para salvar algumas famílias da seca vai prejudicar não só seres humanos como plantas e animais. A gente pode corrigir a natureza, não altera-la.

__
Lorena
Equipe 3
8ª B

Vivian disse...

Esse artigo aborda um tema de fundamental importancia que é a situaçao atual do
Rio São Francisco

Amiga de naiara araujo Colegio soledade 3ªA equipe 9

Anônimo disse...

Ameei o trabalhoo, é importante a conscientização de preservar o velho chico.
Raphaela, Amiga de Ruan 1ºA . colegio NSS . GRUPO 01

Anônimo disse...

Achei o projeto espetacular, além de apoiar a fauna e a flora, defende as pessoas que dele precisam, parabens a todos!
Mariana, amiga de Milena, 8ª C, Equipe 1

Anônimo disse...

é bem imoporatante nós cuidardos do que é nosso nê ! o velho chico é bem importante pra sociedade , pra economia e pra varias outras coisas.

Colégio Nossa Senhora da soledade Amiga de Nathalia Fernandes 8ª B Equipe 1

Unknown disse...

e importante as pessoas se conciêntizar sobre o vleho chico e as meninas tão fazendo esse trabalho muito importante.

Colégio Nossa Senhora da soledade Amiga de Nathalia Fernandes 8ª B Equipe 1

Anônimo disse...

Trabalho muito bom, parabens a todos voces.
Quem sabe um dia todos tomamos consciencia sobre a importancia que tem nao so o Chico como tambem todos os outros rios para a nossa sobrevivencia.

Gleicy rosa (tia de Maria Vitoria 8°B)
Colegio Nossa Senhora da Soledade
Equipe 1

wellington disse...

Muito legal esse projeto, incentiva mais as pessoa que estão superando a capacidade de prender mais coisa.
O rio São Francisco guarda algumas surpresas às suas margens, e uma delas é a pequena cidade de Itacarambi - MG. Com pouco mais de 17 mil habitantes, a cidade é toda arborizada, pintada com cores alegres, bem limpa e hospitaleira. Há pouco tempo a cidade foi elogiada num encontro de prefeitos ribeirinhos que reuniu representantes de cinco estados na nascente do rio, em São Roque de Minas. O motivo é que Itacarambi não polui o Velho Chico.

COLEGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE
(AMIGO DE ALICE D.)8 ªC
Equipe 1
(wellington ex-aluno do soledade

Anônimo disse...

adorei essa campanha, é essencial para que a situação melhore.

Helena(tia)Naiara Araujo
Colégio Soledade
3ªA Equipe 9

Anônimo disse...

Muito legal o blog de vcs, pois concientiza as pessoas e o que cada um precisa fazer para ser relamente um bom cidadão.

Anônimo disse...

Bom trabalho,parabéns a todos,partiicipantes e colaboradores do blog.Realmente ficou muito bom!

Camila Silva
Amiga de Lorena da 8ªB EQUIPE 3

Anônimo disse...

Parabéns pelo projeto. Vamos colaborar galera, preservar o nosso Rio querido.

Yasmin Mattos amiga de Nathalia Fernandes
Colégio Soledade 8ªB
Equipe 1, Soledadania

Anônimo disse...

Muito legal o blog de vcs, pois concientiza as pessoas e o que cada um precisa fazer para ser relamente um bom cidadão.

Ivana Araújo prima de Sofia Araújo
7ªB
Colégio Nossa senhora da soledade
Equipe 8

Unknown disse...

O rio São Francisco é também o maior responsável pela prosperidade de suas áreas ribeirinhas. E sua preservação é muito importante!

Adoreii o projeto.
Colegio Nossa Senhora Da soledade
(amiga de Alice D. 8ªC)
Equipe 1
Mariana Moura!

Anônimo disse...

A luta do Velho Chico não é dia agora, temos que intensificar essa batalha para mudarmos essa situação.

Lorena
Amiga
Soledade
Thiana Santana
3º a
equipe 9

Anônimo disse...

Achei o maximo essa campanha, uma forma de orientar aqueles que não estão bem informados. Parabéns mesmo.

Joelma(tia)de Naiara Araujo
Colégio Soledade
3ªA Equipe 9

Nathalia disse...

É muito importante cuidarmos do meio ambiente e o velho chico faz parte , muito legal esse trabalho que a nossa Senhora da Soledade está realizando !
Equipe 1

Anônimo disse...

Ótimo trabalho o de vocês. Vai concientizar e informas as pessoas sobre a importância desses rios.
Maiara Gabriela amiga de Caike Luis 1º ano A Colégio soledade Equipe 1.

Anônimo disse...

Boa campanha, bom blog, bom tudo. Continuem assim. Parabéns.

Lara Pinheiro amiga de Nathalia Fernandes
Colégio Soledade-8ª B
Equipe 1

Anônimo disse...

Uma bela forma de nos motivar a preservar o que é nosso.

Jamile
amiga de infancia
colegio Soledade
Thiana Santana
3ºA
equipe 9

Laís disse...

Estão de parabéns! Um ótimo trabalho! Muito bom para concientizar a população!

Laís Régis, amiga de Janini almeida 1ºB colégio soledade, equipe 7

Anônimo disse...

Excelente proposta. Vamos todos lutar para que o São Francisco permaneça vivo e garanta a vida.

Luiza Barbosa
amiga de Camila Souto, 6a série
Colégio Soledade

Anônimo disse...

é uma bela iniciativa , vamos todos nos unir em prol do Velho chico!

Pedro Duarte - Soledade - Equipe 9

Felipe disse...

muito lindo isso que a escola Soledade está fazendo , essas informações são muito importante pro conheçimento dos alunos !
Felipe D. ( amigo de Nathalia )
Equipe 1.

Anônimo disse...

Parabens. Projeto muito bom. Sucesso.

Larissa Henriques
Amiga de Nathalia Fernandes
Colégio soledade 8ªB
Equipe 1

Anônimo disse...

Em primeiro lugar temos que pensar na natureza e depois nos avanços e melhorias para nossa vida.

Liz
Amiga
Soledade
Thiana
3ºa
Equipe 9

Anônimo disse...

a preservação do velho chico eh importante pois muitas pessoas ribeirinhas
vive em função dele!

joaquim junior 3ºB
EQUIPE 2

Anônimo disse...

Preservação em 1º lugar.

Luiz Alberto
Amigo
Colegio Soledade
Thiana Santana
3º a
Equipe 9

michelle disse...

rio sao francisco muito famoso por sua beleza e sua importancia para a sua cidade.

amiga de maria vitoria

COLEGIO SOLEDADE 8B

EQUIPE 1

Anônimo disse...

Texto muito bonito sobre o rio São Francisco, que é muito importante pro povo brasileiro.

Gabriel Sousa, amigo de Nathalia Leite, Equipe 1 .

Anônimo disse...

vamos todos nos unir em prol do Velho chico!

Joaquim Junior 3ºB
EQUIPE 2

Anônimo disse...

belissimo trabalho desse blog é uma forma de acordar as pessoas.

Alexandre(amigo)de Naiara Araujo
Colegio Soledade
3ªA Equipe 9

bruna disse...

preservaçao do velho chico em primeirissimo lugar. preservaçao da natureza

AMIGA DE MARIA VITORIA

COLEGIO SOLEDADE 8B

EQUIPE 1

Unknown disse...

Parabéns à todos que participam dessa campanha ao Rio São Francisco! Devemos zelar pelo nosso patrimônio e preservar sempre o meio ambiente !


Colégio Nossa Senhora da Soledade
Caroline Santana, 3º ano B
Equipe 2 - MADIBA.

Ramesses Meryamun disse...

adorei esse texto!Estamos precisando no momento de mais consientização em relação ao rio São Francisco gente!

Rafael Ramesses
amigo de Janini Almeida
1°B Colégio Soledade
Equipe 7

Anônimo disse...

Leonardo da Vinci disse que quanto mais conhecemos, mais amamos. Agora que conhecie mais sobre os problemas no Velho Chico o amo mais ainda.
Parabéns pelo blog, otimo trabalho.

Albiria
Tia
Colegio Soledade
Thiana Santana
3º a
Equipe 9

Anônimo disse...

O Velho Chico é um rio que proporciona emprego e o sustento da população da região. Por isso, devemos preservá-lo !

Colégio Nossa Senhora da Soledade
Paulo Roberto Pai de Caroline Santana, 3ºano B
EQUIPE 2 - MADIBA

Anônimo disse...

O maximo esse blog continue assim com informações interessantes para todos nós.

Ingrid(prima)de Naiara Araujo
Colegio Soledade
3ªA Equipe 9

Anônimo disse...

Projeto muito bom. Legal mesmo.

Jessica Moreira prima de Nathalia Fernandes
Colégio soledade 8ªB
Equipe 1

Anônimo disse...

parabéns colegio soledade por essa campanha tão linda e vcs pela campanha para a proteção do rio são franciso .admiração total mesmo '-'
colégio soledade
Prima de AliceD 8ª sériie
equipe1

Ramon Avaris disse...

Amei esse texto!preservação na cabeça e no coração!
Ramon Avaris
amigo de Janini Almeida
1°B Colégio Soledade
Equipe 7

Rafael Roque disse...

temos q preservar o velho chico!
Rafael Roque
amigo de Janini Almeida
1°B Colégio Soledade
Equipe 7

Anônimo disse...

Preservar o nosso Velho Chico é muito importante. Esse blog ajuda a conscientizar os jovens e adultos. Parabens pelo trabalho.

Veronica, tia de Nathalia Fernandes
Colégio Soledade 8ªB
Equipe 1, SOledadania

Anônimo disse...

Adorei a postagem, o texto é super interessante. Parabéns pela iniciativa maravilhosa de preservar o velho chico!

Rafaela Simões
Prima de janini almeida 1ºb
Colégio soledade - EQUIPE 7

Anônimo disse...

Preservação em primeiro lugar!

Bia (prima)
Soledade
Thiana 3º a
Equipe 9

Anônimo disse...

Parabéns a toda equipe do Projeto Velho Chico! O rio tem grande importância econômica na região por onde passa, é usado no transporte e na pesca. Vamos cuidar do Velho Chico !!!!

Colégio Nossa Senhora da Soledade
Bárbara Cristina Mãe de Caroline Santana 3º ano B
EQUIPE 2 - MADIBA

Anônimo disse...

Vamos preservar os nosso rio!

Brenda
amiga
Soledade
Thiana
3ºA
Equipe 9

Anônimo disse...

Campanha maravilhosa. O SÃO FRANCISCO PRECISA DE NÓS.

Valentina
Tia
Colegio Soledade
Thiana Santana
3º A
Equipe 9 - Patronos da cidadania

Anônimo disse...

A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável." (Jean-Jacques Rousseau).Um fato que estamos sempre presenciando.

Paulo(amigo)Naiara Araujo
Colegio Soledade
3ªA Equipe 9

Mateus Couto disse...

Isso realmente é uma verdadeiro trabalho
Temos que ajudar a população ribeirinha, eles dependem disso
abração

Anônimo disse...

"É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve."
(Victor Hugo)

Brenda(amiga)Naiara Araujo
Colegio Soledade
3ªA Equipe 9 Patrons da Cidadania

Anônimo disse...

Achei o blog muito interessante, é importante conscientizar a todos quanto a preservação do Velho Chico. Parabéns pelo bonito trabalho que está sendo feito por vocês, afinal é de pequenas atitudes que chegamos a grandes conquistas!

Neusa Gonçalves,
mãe de Janini Almeida. 1º ano B
Colégio N. Senhora da Soledade
Equipe 7

Anônimo disse...

Vamos proteger o rio São Francisco, um dos nossos patrimônios e mais belos que existe!!!


Colégio Nossa Senhora da Soledade
Camila Irmã de Caroline Santana
3º ano B
EQUIPE 2, MADIBA

Anônimo disse...

"Quando os homens não olham para a natureza, julgam sempre poder melhorá-la." (John Ruskin)

Erick(irmão)Naiara Araujo
Colégio Soledade
3ªA Equipe 9 Patronos da Cidadania

Anônimo disse...

"Quando os homens não olham para a natureza, julgam sempre poder melhorá-la." (John Ruskin)

Erick(irmão)Naiara Araujo
Colégio Soledade
3ªA Equipe 9 Patronos da Cidadania

Anônimo disse...

Nossa, gostei muito do texto. Precisamos nos juntar e lutar pelo o Velho Chico! Sua preservação é fundamental!

André Almeida
Primo de Janini Almeida - 1ºB
EQUIPE 7 Colégio Soledade

Anônimo disse...

Muito boa iniciativa , seria ótimo se todos tivessem essa consciencia de preservação , devemos preservar hoje e sempre o velho chico . Parabéns pelo blog .

Colégio Nossa Senhora da Soledade
Ruan Ferreira 1ºAno A
GRUPO 1 SOLEDADANIA

Anônimo disse...

Parabéns pela campanha, o rio são francisco precisa de nossa ajuda e respeito. Gostei da iniciativa!

Agnaldo Silva (tio) de Janini Almeida do 1ºB equipe 7 colégio soledade

D@nil.B disse...

NOSSA SENHORA, nunca vi tantos comentários em um só post que não fosse de tirinhas!!
Devo dar meus parabéns pelo belo (e importante) trabalho que estão fazendo e continuem assim! Este blog é muito legal e sempre que tiver tempo irei ler e comentar seus posts.
E depois escreverei um post falando sobre a campanha lá no Mídia e Ecologia.com, agurdem!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 1242   Recentes› Mais recentes»